97. Olhando a história, percebemos que houve um crescimento na reflexão sobre a pessoa de São José. A que ponto se encontra hoje os estudos josefinos?

Na verdade o que se tem hoje organizado em nível internacional de estudos sobre São José é fruto de uma caminhada iniciada desde 1945 quando em Barcelona, junto ao Santuário de “San José de La Montaña”, foi organizado o primeiro Congresso Josefino com o intuito de estudar São José. Depois, em 1947, por iniciativa dos Carmelitanos Descalços de Valladolid (Espanha), iniciou-se a publicação da primeira revista de pesquisas sobre São José, denominada de “Estudios Josefinos”. Os mesmos Carmelitanos Descalços em 1951 criaram a “Sociedad Ibero-Americana de Josefologia”, compreendendo as nações americanas de língua espanhola e portuguesa. Esta iniciativa, liderada por Pe. José Antonio Carrasco, foi tão válida que outras semelhantes surgiram em outros países. Por isso em 1952 foi fundado, junto ao Oratório de São José em Montreal no Canadá, o “Centro de Pesquisa e Documentação sobre São José”, que passou a publicar no ano seguinte os “Cahiers de Josephologie”. Tudo evoluiu, e em 1962 o Pe. Roland Gauthier, grande estudioso de São José, fundou a “Sociéte Nord-Américaine de Joséphologie” do Canadá.

Outra iniciativa importante na promoção da teologia e do culto a São José surgiu em 1981 em Roma denominada “Movimento Giuseppino” através da Congregação dos Oblatos de São José, fundada pelo Bem-aventurado José Marello. Da mesma forma, sob a responsabilidade de Pe. Tarcisio Stramare, um dos maiores conhecedores da Teologia Josefina, surgiu também na Itália, após a publicação da exortação apostólica “Redemptoris Custos”, o centro de formação Josefina para sacerdotes, religiosos e leigos denominado “Meeting Point Redemptoris Custos”. Surgiu também o centro de estudos josefinos de Kalisz denominado “Studium Jozefologii Kaliszu” na Polônia.

Na América Latina, os missionários Josefinos do México fundaram o “Centro de Estudios Josefinos” na cidade do México, passando, a partir de 1983, a ser denominado “Centro de Documentación e de Estudios sobre San José de México”. Também em El Salvador em 1985 surgiu a “Sociedade Centro Americana de Investigación e Divulgación de San José”.

Todos estes centros de estudos publicam continuamente estudos sobre São José.