98. Existe alguma iniciativa em âmbito mundial de estudos sobre São José?

Hoje existe uma teologia de São José chamada com o termo técnico de “Josefologia”. Os estudos da teologia de São José são publicados pelos vários centros de estudos josefológicos em diversas maneiras. Recentes pesquisas apontaram que hoje existem mais de 8000 volumes publicados e catalogados sobre São José e somados a estes juntam-se vários grossos volumes publicados pelas semanas de estudos josefinos promovidas anualmente e os volumosos tomos de estudos publicados a cada três anos como resultado dos Simpósios Internacionais sobre São José

Na verdade, estudiosos desta matéria teológica de todas as partes do mundo reúnem-se a cada três anos num determinado país para estudos, conferências, debates e exames do progresso desta matéria, constituindo-se assim, através da organização das sociedades e centros de estudos Josefinos da Europa e da América Latina, os “Simpósios Internacionais sobre São José”. Desde 1970 até hoje já foram realizados sete Simpósios. O primeiro foi realizado em Roma em 1970 e abordou estudos sobre “São José nos primeiros 15 séculos da Igreja”, buscando assim a origem e os princípios fundamentais da teologia josefina. O segundo Simpósio Internacional foi realizando em Toledo (Espanha) em 1976 e estudou-se “São José no Renascimento” (1450-1600). O terceiro ocorreu em Montreal (Canadá) em 1980 desenvolvendo 50 conferências sobre “São José no século XVII”. O quarto Simpósio foi organizado em Kalisz (Polônia) em 1985 e o tema foi: “São José no Seiscentos”. O quinto foi celebrado na cidade do México em 1989 e foi desenvolvido o tema: “São José no século XVIII”. O sexto simpósio ocorreu novamente em Roma em 1993 junto ao Santuário Romano de São José al Trionfale e abordou estudos sobre “São José no século XIX”. O sétimo simpósio internacional sobre São José realizou-se em 1997 em Malta e foi enfocado o estudo sobre: “São José no século XX”.

Todos estes simpósios foram realizados com estudiosos de São José, abordando o caminho percorrido ao longo dos séculos quanto aos estudos josefinos, constituindo-se assim uma preciosa coletânea de material indispensável para uma teologia josefina que se pretende colocar como científica para sociedade de hoje, exigente e pouco disposta a aceitar aquilo que não é devidamente documentado e sério. Tudo isso demonstra que nosso querido santo mais do que nunca encontra-se num lugar importante no coração da Igreja e dos homens.