86. São José entrou também no folclore?

A piedade popular e o amor a São José que os fiéis demonstraram teve um gosto folclorístico em muitos lugares. Na Sicília (Itália), por ocasião do dia 19 de março, os fiéis organizavam o “Banquete de São José” convidando alguns pobres para almoçarem em suas casas. Ainda na Sicília costumava-se vestir um velho de bons costumes com uma túnica e um manto tendo nas mãos uma vara florida com a qual abençoava o povo. Em outras localidades levam-se neste dia, pães às Igrejas para serem abençoados e distribuídos aos pobres ou comidos em família. Ainda na Itália numa localidade de nome Gela costuma-se no dia 1º de maio levar à Igreja o “Prato de São José”, cheio de vários tipos de alimentos. Este é leiloado e a renda revertida para as obras de caridade. Da mesma forma, em Riccia (Itália), os fiéis praticam a devoção a São José convidando para o almoço três pessoas: um casal e um adolescente ou jovem, representando a Sagrada Família.

Em Siracusa no dia 19 de cada mês os devotos celebravam o chamado “dezenove”, onde doze devotos preparavam, cada um, três roscas grandes e várias roscas pequenas e as levavam diante da imagem do santo durante a missa do dia; as três roscas grandes eram distribuídas uma para um idoso, outra para uma moça e a terceira para uma criança, enquanto que as pequenas eram dadas aos amigos.

Em outros lugares no dia 19 de março as famílias preparam uma farta mesa convidando cinco pessoas representando Jesus, Maria , José, Santa Ana e São Joaquim, ou também preparam uma farta mesa na praça pública às 12 horas, onde participam dela os mais pobres e idosos.

No dia 23 de janeiro, Festa dos Esponsais de São José com Maria, costuma-se mandar benzer muitos doces e confeitos para depois levá-los aos doentes e distribuí-los entre os amigos.

Outro costume em Nápoles (Itália) é de, na ocasião da festa do Santo, organizar a “Violeta de São José”, onde os devotos oferecem estas flores ao santo nas igrejas ou diante das imagens que possuem em suas casas.

Existe ainda o costume de organizar procissões que partem de duas igrejas, uma com a imagem de São José e outra de Nossa Senhora e estas se encontram na praça principal, onde Nossa Senhora oferece um ramalhete de flores a São José.

Atualmente no Brasil em várias Igrejas celebra-se a “Novena de São José” nos dias 19 de cada mês, onde os devotos costumam levar alimentos, folhas de chá, flores para serem abençoadas e depois levadas para as suas casas ou distribuídas.