80. Pode-se indicar algumas festas e reconhecimentos do nosso santo na liturgia?

Já lembramos que o culto a São José, ao contrário daquele a Maria, permaneceu por muitos séculos esquecido com apenas algumas lembranças dos traços de sua figura aqui e ali por alguns devotos ou algumas Ordens Religiosas. Contudo, a partir do século VIII no Ocidente São José era celebrado no dia 19 de março na Abadia de Winchester e no Oriente, a partir do século X, São José era comemorado no dia de Natal e também no dia 26 de dezembro com a festa de “Maria e José, seu esposo”. No século XIV no mosteiro austríaco de São Floriano havia um missal com uma missa votiva ao “Pai putativo do Senhor”. Ao longo dos séculos estas festas e comemorações em honra a São José desenvolveram-se de muitas maneiras até chegar a 1917: com o Código Direito Canônico, a festa denominada “Comemoração solene de São José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria” foi incluída como preceito para toda a Igreja.

Outra festa litúrgica celebrada com solenidade foi aquela do “Patrocínio de São José”, estendida para toda a Igreja em 1847 por Pio IX e fixada para o terceiro domingo depois da Páscoa. Esta festa antes fora celebrada por muitas Ordens Religiosas: a partir de 1680 pelos Carmelitas; depois a celebraram os Agustinianos, os Barnabitas, etc. Também muitas dioceses, desde aquela do México em 1703, depois a de Puebla, Los Angeles, Palermo, De la Plata, Pavia, Colônia, Orvieto, Asti, Acqüi, etc. Esta festa foi substituída por aquela de “São José Operário” instituída por Pio XII para o dia 1º de maio.

Paulo VI na promulgação do Missal Romano inseriu nele três missas em honra de São José: a solenidade de 19 de março: “São José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria”, a festa de “São José Operário”, 1º de maio e uma missa votiva. Além disso, São José é celebrado na “Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José” no domingo dentro da oitava do Natal.