70. Sendo José intercessor e protetor, é também modelo?

Sem dúvida, pois todos os cristãos devem ter São José como o modelo perfeito que se colocou completamente à disposição da vontade de Deus e executou humilde e fielmente o plano divino da encarnação. Cada cristão deve, como disse João Paulo II em sua exortação apostólica “Redemptoris Custos”, “procurar extrair desta insigne figura, coisas novas e coisas antigas”(Mt 13,52), pois sua participação na economia da salvação foi livremente desejada por Deus para servir juntamente com Maria ao “mistério escondido nos séculos na mente de Deus” (Ef 3,9). Ele é o exemplo de obediência incondicional à vontade de Deus; o que ele fez é puríssima “obediência da fé” (Rm 1,5; 16,26); tornando-se o primeiro depositário do mistério divino, ele é “aquele que foi posto em primeiro lugar por Deus sobre o caminho da peregrinação da fé”, sobre o qual Maria irá adiante de modo perfeito.

José é modelo para os trabalhadores porque “junto à humanidade do Filho de Deus, o trabalho foi acolhido no mistério da encarnação, como também foi de particular maneira redimido”, e tudo isso graças ao banco da carpintaria, no qual ele trabalhava juntamente com Jesus assim José aproximou o trabalho ao mistério da redenção.

Ele é o modelo para os que buscam a vida interior porque estava “em contínuo contato com o “mistério escondido nos séculos, que morou debaixo do teto de sua casa”. Assim, ele colocou em suas ações envolvidas de silêncio, um clima de profunda contemplação.

Em suma, José é o modelo para todos os cristãos, pois ele é o tipo ideal do evangelho, ao qual Jesus fará alusões em suas pregações. “Ele oferece-nos um exemplo de atraente disponibilidade ao chamado divino, de calma em cada acontecimento, de plena confiança, fundamentada numa vida de sobre-humana fé e caridade e do grande meio da oração”.

Não sem razão São José exerceu uma força irresistível na vida dos santos, constituindo-se para estes, modelo e uma verdadeira escola de santidade. Para muitos santos, São José foi o leit-motiv para o caminho da santidade. É impossível enumerar os santos que tiveram as inspirações em São José, basta-nos apenas lembrar alguns como São Luiz Gonzaga, São João Maria Vianey, São João Batista de la Sale, Santa Tereza, Santo Afonso Maria de Ligório, São Vicente de Paulo e o Bem-aventurado José Marello, o qual aconselhava continuamente aos seus religiosos: “Peçamos a São José que seja o nosso diretor espiritual”.