63. A santidade de uma pessoa exprime-se numa vida virtuosa, quais as virtudes fortes em José?

Todas as virtudes a começar por aquelas teologais. A fé, que foi o distintivo de todas as suas ações na realização da vontade de Deus. Toda a sua vida interior teve base na fé, pois “o homem justo vive da fé” (Rm 1,17); ela é o elemento fundamental da santidade. José demonstrou sua fé quando lhe foi pedido que aceitasse ser esposo de uma Virgem, a qual daria à luz um filho, do qual ele seria o pai. Ele acreditou na concepção virginal de Maria, embora não compreendesse todo o mistério.

Também a esperança permeou a vida de José, mantendo-se ele calmo e cheio de esperança em Belém nas circunstâncias difíceis em que Maria estava para dar à luz. O mesmo deu-se quando teve que fugir para o Egito e lá viver por alguns anos, ou ainda quando perdeu Jesus em Jerusalém onde o procurou com diligência.

A caridade é o parâmetro da santidade, e José amou com o máximo grau de amor Jesus e Maria; e quem ama Deus ama também o próximo.

Além das virtudes teologais destacamos nele também aquelas morais tais como: a prudência, guardando com fidelidade o segredo da encarnação de Jesus no seio de sua esposa; a justiça, tributando a Maria toda a sua confiança e dando tudo o que lhe era devido assim como a Jesus; a fortaleza, sendo valoroso, trabalhando corajosamente contra todas as dificuldades com que se deparou; a temperança, vivendo humildemente como artesão em Nazaré.