44. Enquanto Jesus “crescia robusto e cheio de sabedoria”, sendo submisso aos seus pais, qual foi a característica do exercício da paternidade de José?

Os sentimentos de José com respeito a Jesus foram expressões puras e genuínas de um amor autenticamente paterno. Ele exerceu a sua função de pai convivendo com Jesus, abraçando-o, nutrindo-o e educando-o com um paterno afeto. Ele teve para com Jesus, como afirma o Papa Pio IX: “Todo o amor natural, toda a afetuosa solicitude, que um coração de pai possa conhecer”. Jesus foi verdadeiramente amado, não sentiu o sofrimento psicológico de falta de afeto.

José era consciente de sua missão de pai; por isso toda a sua vida foi vivida a serviço de Jesus. “Ele colocou, nas palavras de Paulo VI, à disposição dos desígnios de Deus, a sua liberdade, a sua legítima vocação humana, a sua felicidade conjugal, aceitando da família a condição, a responsabilidade e o peso, renunciando, por um incomparável virgíneo amor, ao natural amor conjugal que a constitui e a alimenta, para oferecer com sacrifício total toda a sua existência às imponderáveis exigências da vinda do Messias”.