35. Como explicar o que alguns afirmam que José teve filhos com Maria?

Já afirmamos que tanto José como Maria eram virgens, portanto célibes no matrimônio, ou seja, jamais tiveram relações sexuais, e isso de maneira alguma atrapalhou o relacionamento intenso de amor deles dentro do matrimônio. Ambos por vontade comum emitiram o voto de virgindade.

O evangelista Lucas (8,19-20) relata: “A mãe e os irmãos de Jesus se aproximaram, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem te ver”. Na verdade Lucas não está afirmando que estes “irmãos de Jesus” foram concebidos por Maria, pois a palavra “irmão” revestia-se de significado de parentesco e indicava laços de afeto. Portanto biblicamente não há nenhum fundamento para afirmar que Maria teve outros filhos com José, mesmo porque a palavra “irmão” deve ser entendida no sentido de “parente”.

Por outro lado, é verdade que os apócrifos com o objetivo de salvaguardar a virgindade de Maria resolveram o problema dos “irmãos de Jesus” atribuindo a José um precedente matrimônio, donde depois teria esposado Maria já viúvo e com estes filhos do seu primeiro casamento; porém, como já explicamos, nada disso tem fundamento.

Ainda Mateus (1,15) afirma: “José fez conforme o Anjo lhe ordenara e tomou consigo a sua esposa, a qual, sem que ele a conhecesse, deu à luz um filho que se chamou Jesus”. Diante desta afirmação, alguns quiseram deduzir que José teve relações sexuais com Maria depois do parto, já que o verbo “conhecer” na bíblia significa união sexual, referindo-se ao matrimônio. Porém teólogos de grande quilate argumentam que a afirmação “sem que ele a conhecesse” não indica que José teve relações sexuais com Maria depois do nascimento de Jesus, mas simplesmente que a Virgem permaneceu intacta.

Nem mesmo a afirmação de Lucas (2,7): “Maria deu à luz ao seu filho primogênito” explica nada, pois a palavra “primogênito” significa simplesmente o primeiro filho e não ao primeiro entre outros. Ou seja, indica aquele que nasceu primeiro de sua mãe, tenha esta tido ou não outros filhos depois.